segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O BRINCAR

Brincar é:
  • natural na criança;
  • facilita o seu crescimento harmonioso;
  • desenvolve o relação com outros;
  • uma forma de comunicação;
  • ajuda a aprender a resolver conflitos e a lidar com as situações.
Infelizmente, hoje em dia muitas crianças perdem demasiado tempo em frente à televisão, deixando para trás essa parte tão saudável e divertida da infância que é o acto de brincar.Cada idade tem um modo de brincar específico e é em cada uma dessas fases que a criança aprende a diferenciar a realidade do imaginário. 


Aprende também a separar o seu espaço do espaço do outro e a dar novos significados à realidade que a rodeia conforme o que assimila durante as brincadeiras.
Dos 7 aos 11 anos, mais ou menos, as brincadeiras passam essencialmente pelos jogos. A forma como a criança joga revela a sua personalidade e a forma como esta está estruturada para se relacionar com o mundo, ou seja, é claramente visível nos sentimentos que o ganhar ou perder lhe provocam. 
Segundo alguns investigadores canadianos, "o jogo, embora não faça milagres, pode colaborar de maneira surpreendente para que alguém se estabeleça na vida".
Acrescentam ainda, que o jogo é uma educação para a paz, ou seja, "ao mesmo tempo que lutam e constroem batalhões com pedras de encaixar, aprendem a controlar fúrias e a descobrir novas formas de estar". Assim, o brincar ajuda a "descomprimir" do dia-a-dia, onde a criança tem que aprender a integrar-se nos diferentes grupos. A sua vida é orientada por regras de comportamento, e é frequentemente sujeita a repreensões e chamadas de atenção.
Daí que, por vezes, os saltos, as tropelias e os excessos os ajudam a libertar tensões acumuladas e os levam à exaustão - e a uma boa noite de sono! 


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